(31) 3241-4177 - Sta Efigênia (31) 3567-4810 - Vila da Serra

NOTÍCIAS

Voltar para a página de Notícias

Sem categoria

01.08.2017

Workshop com Leo Bordon

Fingerstyle – A busca técnica pela autonomia do violão

 

No dia 22 de agosto de 2017, o Núcleo Villa-Lobos realizará um Workshop com um de seus professores, Leo Bordon. Abordando o tema “Fingerstyle – A busca técnica pela autonomia do violão”, serão expostas algumas soluções técnicas que podem ajudar violonistas em geral a desenvolver uma identidade dentro do fingestyle tais como:

  • Técnicas básicas: dedilhados, two handed, tapping, slap, chicken, drops com a mão pronada, e combinações percussivas com dedilhados.
  • Escolha de repertório e estudo de gêneros musicais
  • Escolha de equipamentos: amplificadores, violões, cordas, bandoleiras, captadores, palhetas, cabos, jacks, etc.
  • Escolha de efeitos: moduladores, filtros, ambientadores, distorções, loops e simuladores.

 

Leo Bordon falou um pouco sobre a importância de se manter atualizado e em constante estudo com a música. “Atualmente, tocar violão, com a vinda da internet e das redes sociais, significa ter que investir tempo e estudo em performances realmente inovadoras que impressionam um público cada vez mais exigente. Nessas condições surgem cada vez mais violonistas adeptos ao gênero de fingerstyle.”

 

O que é Fingerstyle?

“O estilo Fingerstyle apesar de possuir uma pegada semelhante ao estilo popular, tende a tratar o violão como um instrumento autônomo, ou seja, desempenha a harmonia, melodia e ritmo simultaneamente. (D. FARIAS – Princípios Fundamentais do Estilo Fingerstyle, p.4).

 

O workshop acontecerá no dia 22/08, às 19:00h, na unidade do Santa Efigênia (Rua Padre Rolim, 201).

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através do número: (31) 3241-4177.

 

 

 

Conheça mais sobre Leo Bordon:

Nascido em Belo Horizonte, Leonardo Bordon começou a tocar violão aos 8 anos, sob influência familiar. Formado em Educação Musical pela UEMG (Universidade do Estado de Minas Gerais) e com muitos cursos em seu currículo, como o de Violão Clássico pela UFMG, seu grande passo na trajetória profissional ocorreu de 2004 a 2008, quando fez parte da Caravana Arrumação de Saulo Laranjeira como músico de apoio do projeto, dividindo palco com Tadeu Franco, Paulinho Pedra Azul, Alceu Valença, Zé Ramalho, Pereira da Viola, Chiquinho Ceará, Miltinho Edilberto, entre outros. Em 2010, iniciou estudos de Fingerstyle, inspirados nos violonista norte-americano Andy Mckee e o inglês Jon Gomm, seus professores. A partir daí, Bordon aperfeiçoou a técnica e inseriu gêneros tipicamente brasileiros, desenvolvendo uma “linguagem única” do estilo.

Leo Bordon faz parte do corpo de professor do Núcleo Villa-Lobos de educação musical, desde fevereiro de 2010, dando aulas de violão e guitarra.

Mais informações: (31) 3241-4177 – Santa Efigênia | (31) 3567-4810 – Vila da Serra.
Núcleo Villa-Lobos.