(31) 3241-4177 - Sta Efigênia (31) 3567-4810 - Vila da Serra

Música na Escola

A educação musical contribui para a formação integral dos alunos e possibilita que eles se apropriem progressivamente da música e se tornem capazes de se expressar por meio dela. O processo pedagógico da educação musical tem como objetivo principal musicalizar o aluno por meio da experiência sensorial dos elementos musicais, que deve sempre preceder os conceitos e as abordagens de ordem intelectual e teórica. O estudo de um instrumento ou um trabalho vocal, fundamentados nos princípios da musicalização, complementará a formação musical do aluno e proporcionando-lhe a alegria do conhecimento.A convivência com qualquer manifestação artística, especialmente, com a música, confere-nos a oportunidade de aprimoramento, de refinamento, e possibilita ao ser humano alcançar um nível de consciência mais elevado, propiciando uma percepção mais profunda do mundo em que vivemos.

O PROJETO MÚSICA NA ESCOLA é uma parceria do Núcleo Villa-Lobos de Educação Musical de Belo Horizonte com redes públicas e particulares de ensino. Trata-se de uma proposta original e com características únicas, com experiências de reconhecido sucesso no âmbito estadual e municipal. Criado a partir de uma tecnologia educacional original, desenvolvida ao longo dos 45 anos do Núcleo Villa-Lobos, compreende desde a formação de professores em educação musical com base em metodologia própria até o material de apoio, criado especialmente para o ensino de música na escola regular. Além disso, contamos com 20 anos de experiência em projetos realizados na Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais (1997/1998) e em municípios como Catas Altas (2011-2016), Santa Bárbara (2006-2012), Entre Rios de Minas (2008, em parceria com o Instituto Maria Helena Andrés) e Vespasiano (2000, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura).

O Projeto teve origem no final de 1996 e foi criado a convite da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais com o objetivo de introduzir o ensino regular de música para as quatro primeiras séries do ensino fundamental nas escolas da rede pública estadual. Uma equipe para a qual foram convidados os músicos/educadores musicais Carlos Kater, José Adolfo Moura, Maria Amália Martins, Maria Betânia Parizzi Fonseca, Matheus Braga e Rosa Lúcia dos Mares Guia foi encarregada de conceber um projeto que atendesse as exigências e particularidades do sistema público de ensino do Estado de Mi-nas Gerais e que pudesse ser implantado já no início de 1997.

PRÊMIO MINEIRO DE BOAS PRÁTICAS NA GESTÃO MUNICIPAL

O Município de Santa bárbara recebeu em 2012 o prêmio da AMM – Associação Mineira de Municípios, na área de Educação, com o Projeto Música na Escola. Diversas ações promovidas na área da Educação, entre elas o Projeto Música na Escola, colocaram Santa Bárbara em 1º lugar no IDEB entre os municípios da região metropolitana A de Belo Horizonte, em 2009.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO PROJETO:

Formação de professores de música na própria rede de ensino do município, para atuarem na Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Uma equipe de professores altamente especializados é responsável pela formação, que pode chegar a uma carga horária total de 500h.

Supervisão da implementação das aulas de música nas escolas, como forma de garantir ao professor as condições e a segurança necessárias para um bom desempenho em sala de aula. Uma equipe de professores do Núcleo Villa-Lobos é responsável pela supervisão.

Material didático criado especialmente para o ensino de música na escola regular, adaptado a partir da metodologia criada e desenvolvida no Núcleo Villa-Lobos ao longo de seus 45 anos.