(31) 3241-4177 - Sta Efigênia (31) 3567-4810 - Vila da Serra

Formação de Professores

Formação de Professores em Educação Musical

O Núcleo Villa-Lobos oferece o Curso para Formação de Professores em Educação Musical, atendendo à crescente demanda de jovens professores interessados em se capacitar musical e pedagogicamente, para exercerem sua profissão com sensibilidade e segurança.

O programa do curso tem como base a metodologia original desenvolvida no Núcleo Villa-Lobos, de eficácia comprovada ao longo do trabalho com os alunos.

Capacitação de Professores de Música para a Escola Regular

Com a volta do ensino de música nas escolas, assegurada pela lei 11.769 , o Núcleo Villa-Lobos oferece o curso de Capacitação de Professores de Música para a Escola Regular. Com uma equipe especializada e experiente, o Núcleo oferece diferentes módulos de atendimento, materiais originais e a possibilidade de deslocamento da equipe para cursos em outras cidades.

Estágios para alunos de instituições universitárias

O Núcleo Villa-Lobos oferece a oportunidade de estágios para os alunos universitários, nas áreas de musicalização e instrumentos. Os estagiários acompanham as aulas dos assuntos de seu interesse e têm a supervisão de professores do Núcleo Villa-Lobos.

Com a palavra, os especialistas

Dra. Betânia Parizzi, professora da UFMG

A formação de um educador deve integrar duas competências complementares:

  • Ele precisa ter uma boa formação musical que lhe permita ser capaz de se expressar por meio da música (tocar um instrumento musical com desenvoltura, usar a voz de forma expressiva, ser capaz de improvisar e criar com os sons, ouvir música criticamente etc.)
  • Ele tem que conhecer as metodologias pedagógicas capazes de tornar o aprendizado da música prazeroso e eficaz em qualquer contexto em que ele atue seja em escolas de música, escolas de educação básica ou em projetos sociais (ONGs, presídios, etc.)

Além disso, é fundamental que o educador musical tenha uma capacidade crítica para integrar o conhecimento e as vivências musicais prévias dos alunos ao seu plano de trabalho e adequar os assuntos abordados e as atividades à faixa etária da turma.

Depoimentos

Thiago Victor - Professor do Núcleo

“O curso de formação de professores nos dá a dimensão exata de que o fazer musical em sala de aula deve ser divertido e consciente. O professor sabe a direção, mas a escolha do melhor caminho para diferentes alunos é fundamental. Sem dúvida, é uma experiência que eleva a percepção do professor e dá ferramentas para os desafios da sala de aula.”

Doalcei Comini - Professor do Núcleo

“É importante buscar conhecimento e treinar sempre, pois assim se adquire mais ferramentas pedagógicas e musicais. O mais relevante é ter consciência de que há sempre um livro pra ler e alguns ‘arpejos’ para praticar.”

Conheça os professores do Núcleo Villa Lobos