(31) 3241-4177 - Sta Efigênia (31) 3567-4810 - Vila da Serra

NOTÍCIAS

Voltar para a página de Notícias

Notícias

20.04.2017

45 anos!

O Núcleo Villa-Lobos de Educação Musical foi criado em 1971, em Belo Horizonte, pelas professoras Rosa Lucia dos Mares Guia e Maria Amélia Martins, com o nome de Escolinha Villa-Lobos, nome que fazia alusão à Escolinha de Arte do Brasil (EAB), criada no Rio de Janeiro pelo artista pernambucano Augusto Rodrigues. Esta escola trouxe para a capital mineira  ideias inovadora sobre o ensino de música para crianças a partir de sete anos, fundamentadas na experiência musical, na alegria e na ludicidade.
Em 1985, a partir de estudos sobre o desenvolvimento cognitivo-musical da criança, o Núcleo Villa-Lobos introduziu em Belo Horizonte,  o trabalho pioneiro de educação musical para crianças menores de seis anos de idade. E a partir daí, o Núcleo não parou de inovar: criou as bandas de rock e MPB para crianças e adolescentes, orientadas por professores experientes; os cursos regulares de formação de professores de música; abriu suas portas para o aprimoramento pedagógico de  jovens professores de música; passou a produzir material didático inédito; a formar professores de  música no interior de Minas Gerais em parcerias com as prefeituras; introduziu aulas de instrumentos musicais para crianças a partir de 3 anos de idade com metodologia própria e aulas de música para bebês; criou os cursos de música para crianças e adultos com necessidades especiais; introduziu apresentações de alunos e professores em espaços culturais da cidade; e, mais recentemente,  lançou no Brasil os inéditos concertos para bebês!

Temos muito o que comemorar e a agradecer! Agradecemos aos nossos professores, todos apaixonados pela música e pela educação musical, que fazem desta escola uma das melhores de nosso país. Agradecemos aos pais de nosso alunos (já temos vários alunos netos!!!) pela confianças e pelo privilégio de ter seus filhos conosco. Agradecemos aos alunos que já passaram pela escola  e que abraçaram a música como profissão, e àqueles que passaram pela escola e hoje são ouvintes diferenciados.

Para comemorar os 45 anos de alegria e muita música preparamos vários eventos:

Musicais – 24 de setembro: Serão apresentados no Teatro do Pitágoras dois musicais: Dona Baratinha (16h), com a participação de alunos menores e Extraordinary (20h), inspirados nos musicais da Broadway, com alunos mais avançados.

Concerto dos 45 anos – 1 de outubro: Concerto comemorando com alunos, ex-alunos e professores da escola, na Fundação de Educação Artistica.

Workshop com Roger Franco – 25 de outubro: Renomado guitarrista Roger Franco fará um Workshop na unidade Vila da Serra, voltado para um público mais especializado, que contempla a virtuosidade no instrumento.

Concerto para Bebês – 30 de Outubro: O Bach Baião será apresentando pela segunda vez no Teatro da Assembléia.

Palco Villa-Lobos – 26 de novembro: Evento onde alunos de vários instrumentos se reúnem para apresentar canções da música popular mundial, em duas seções no Teatro do Pitágoras (16h e 20h).

Festival de Bandas – Data a confirmar (início de dezembro): As bandas da escola apresentam um vasto repertório numa noite em casa de show.